Home / Negócios / Guarda Nacional é mobilizada em Washington após ordem de Trump para reforçar combate ao crime

Guarda Nacional é mobilizada em Washington após ordem de Trump para reforçar combate ao crime

Spread the love

Tropas da Guarda Nacional começaram a ocupar pontos de Washington na noite de terça-feira, 12 de agosto de 2025, em meio ao plano do presidente Donald Trump de intensificar a atuação federal contra a criminalidade na capital dos Estados Unidos.

Pouco antes do pôr do sol, cerca de 12 militares chegaram em cinco veículos perto do Monumento a Washington. Segundo um oficial do Exército, outras equipes continuavam reunidas no Arsenal de D.C. e devem ser distribuídas nos arredores de monumentos nacionais e nas proximidades de uma instalação da Polícia do Parque dos EUA no bairro de Anacostia, no sudeste da cidade.

A presença dos militares contrastou com o movimento tranquilo de corredores e pessoas passeando com cães no National Mall. Muitos soldados conversaram com turistas e tiraram fotos; cerca de duas horas depois, deixaram o local.

A operação faz parte da estratégia anunciada por Trump na segunda-feira, quando o presidente descreveu Washington como “um deserto infestado de crimes”, apesar da queda nos índices criminais registrada nos últimos dois anos. Ainda não está claro se a demonstração de força vai refletir o tom adotado pelo mandatário.

Além da Guarda Nacional, agentes da Drug Enforcement Administration (DEA) e de outros órgãos federais patrulharam o bairro de Georgetown na terça-feira. “Acabamos de realizar uma patrulha de presença para estar entre as pessoas, para sermos vistos”, afirmou o sargento-mestre Cory Boroff, ao lado de um Humvee. “Das pessoas, para as pessoas em D.C.”, completou.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, declarou que a iniciativa “está apenas começando”. De acordo com ela, ao longo do próximo mês o governo “perseguirá incansavelmente e prenderá todos os criminosos violentos no Distrito que ameaçarem a segurança pública”. Leavitt informou que uma força-tarefa federal, que reúne agentes locais, efetuou 23 prisões na noite de segunda-feira ligadas a diferentes crimes.

O diretor do FBI, Kash Patel, publicou na rede social X que a agência participou de 10 dessas prisões. Para efeito de comparação, o Departamento de Polícia Metropolitana de Washington, responsável por uma cidade de cerca de 700 mil habitantes, realiza em média 68 detenções por dia.

A prefeita Muriel Bowser reagiu em transmissão ao vivo nas redes sociais, classificando a medida como “impulso autoritário” e “intrusão em nossa autonomia”. Ela também criticou a descrição “assustadora” feita por Trump e afirmou que a presença de acampamentos de pessoas em situação de rua não torna a cidade “suja”, como sugeriu o presidente.

Com informações de InfoMoney

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *