O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou nesta terça-feira, 12 de agosto de 2025, que a possibilidade de um acordo parcial de cessar-fogo com o Hamas para libertar reféns na Faixa de Gaza não está mais em pauta.
Em entrevista ao canal de televisão i24, Netanyahu comentou: “Vocês ouviram o presidente [americano, Donald] Trump. Acho que esse momento já passou”. A menção refere-se a uma declaração feita por Trump na segunda-feira (11) de que o grupo palestino “não está pronto para um acordo”.
No fim de julho, Estados Unidos e Israel se retiraram das negociações realizadas em Doha, no Catar, alegando falta de disposição do Hamas para alcançar um cessar-fogo.
Reféns ainda em Gaza
Segundo o governo israelense, 50 reféns permanecem sob poder do Hamas; apenas 20 estariam vivos. “Quero todos os reféns — tanto os vivos quanto os mortos”, afirmou o premiê.
Plano de cinco pontos
Na semana passada, o gabinete de segurança de Israel aprovou um plano de cinco etapas para encerrar o conflito. A primeira fase prevê a evacuação da Cidade de Gaza e a ampliação da distribuição de ajuda humanitária em toda a Faixa até 7 de outubro, data que marcará dois anos dos ataques do Hamas que desencadearam a guerra.

Imagem: OHAD ZWIGENBERG via gazetadopovo.com.br
Netanyahu disse ainda que “todas as tentativas possíveis” foram feitas para alcançar uma trégua, mas que o Hamas “estava apenas nos enganando”.
Com informações de Gazeta do Povo