Home / Negócios / Coreia do Norte inaugura complexo Wonsan Kalma sem presença de turistas estrangeiros

Coreia do Norte inaugura complexo Wonsan Kalma sem presença de turistas estrangeiros

Spread the love

O governo da Coreia do Norte abriu oficialmente, no fim de junho, o resort à beira-mar Wonsan Kalma, capaz de receber até 20 mil visitantes. Apesar da festa de inauguração, que contou com a presença do líder Kim Jong-un, de sua esposa e de sua filha, o empreendimento segue sem atrair viajantes de fora do país.

No final de julho, a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA) divulgou imagens que mostravam famílias norte-coreanas lotando uma faixa de 4 km de praia na costa leste, utilizando escorregadores aquáticos, praticando esqui aquático e jogando vôlei. Nenhum turista estrangeiro foi registrado nas fotos.

Kim Jong-un passou a apostar no turismo após as sanções impostas pela ONU em 2017, que bloquearam as principais exportações norte-coreanas, como carvão e têxteis. O setor foi apontado como alternativa para gerar moeda estrangeira e compensar as restrições financeiras internacionais.

A Praia Kalma, antes ocupada por peças de artilharia durante exercícios militares, recebeu hotéis de vários andares, parques aquáticos e outras instalações de lazer, ganhando o apelido de “Waikiki da Coreia do Norte” na imprensa sul-coreana.

Os planos, porém, esbarraram na pandemia de covid-19, que levou Pyongyang a fechar suas fronteiras e interromper o fluxo anual de cerca de 300 mil turistas chineses. As fronteiras foram reabertas em 2023, mas Pequim ainda não autorizou a retomada das viagens de seus cidadãos ao país vizinho.

Nos últimos meses, alguns grupos de russos visitaram a Coreia do Norte, reflexo do estreitamento das relações entre Moscou e Pyongyang. Mesmo assim, autoridades sul-coreanas afirmam que o número de visitantes da Rússia deve permanecer pequeno devido às limitações de transporte interno — Wonsan fica a aproximadamente 210 km da capital e as estradas entre a fronteira russa e o litoral estão em condições precárias.

A Coreia do Sul, único outro país com fronteira terrestre direta com o Norte, suspendeu em 2008 o envio de turistas após o fechamento de um complexo turístico intercoreano.

Com informações de InfoMoney

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *