Home / Negócios / Azul suspende operações em 14 cidades e corta frequência em mais de 50 rotas

Azul suspende operações em 14 cidades e corta frequência em mais de 50 rotas

Spread the love

A Azul Linhas Aéreas informou nesta segunda-feira (11) que deixou de operar em 14 cidades brasileiras entre janeiro e março deste ano, período que antecedeu a entrada da companhia, em maio, no processo de Chapter 11 — equivalente à recuperação judicial nos Estados Unidos.

Segundo a empresa, a decisão faz parte de uma reestruturação que também inclui a revisão de mais de 50 rotas cujo desempenho está 17 pontos percentuais abaixo da margem média. As mudanças variam entre redução de frequências e cancelamento definitivo de ligações regionais e de médio curso.

Cidades que perderam voos

Os municípios que ficaram sem voos da Azul são:

Cratéus (CE), São Benedito (CE), Sobral (CE), Iguatú (CE), Campos (RJ), Correia Pinto (SC), Jaguaruna (SC), Mossoró (RN), São Raimundo Nonato (PI), Parnaíba (PI), Rio Verde (GO), Barreirinhas (MA), Três Lagoas (MS) e Ponta Grossa (PR).

Motivos apontados pela companhia

A aérea atribui os cortes a:

  • Alta dos custos operacionais, acentuada pela valorização do dólar;
  • Problemas na cadeia global de suprimentos, que afetam a disponibilidade de aeronaves;
  • Reestruturação interna relacionada ao processo de Chapter 11.

A Azul afirma que todos os clientes impactados receberam assistência conforme as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A companhia foi a última das três maiores empresas aéreas do país a recorrer ao Chapter 11, depois de Latam e Gol. O objetivo é renegociar dívidas e garantir a continuidade das operações. A expectativa é concluir o procedimento até o fim de 2025.

Com informações de InfoMoney

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *