O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem secreta que permite o emprego das Forças Armadas em ações contra cartéis de drogas no exterior, informou o The New York Times nesta sexta-feira (8).
Fontes que acompanham o tema relataram ao jornal, sob condição de anonimato, que o documento concede base legal para operações navais e terrestres contra organizações criminosas latino-americanas classificadas pelo governo como grupos terroristas no início do segundo mandato de Trump.
Segundo os interlocutores do Times, o Pentágono, chefiado por Pete Hegseth, ainda estuda como essas missões poderiam ser executadas. A medida é vista pela Casa Branca como mais um passo na ofensiva contra o tráfico de substâncias como o fentanil, responsável por crises de saúde pública em diversos estados americanos.
No começo do ano, Trump já havia determinado o envio de tropas da Guarda Nacional e de militares da ativa para a fronteira com o México, justificando a decisão pelo combate ao tráfico de drogas e à imigração ilegal.
O jornal afirma não ter encontrado confirmação sobre o amparo jurídico para ações que possam resultar em mortes de suspeitos fora do território americano, nem se tais mortes seriam tratadas como legítimas ou qualificadas como “assassinato”.

Imagem: Pete Hegseth via gazetadopovo.com.br
Questionada, a Casa Branca respondeu em nota que “a principal prioridade do presidente Trump é proteger a pátria, motivo pelo qual ele tomou a ousada medida de designar vários cartéis e gangues como organizações terroristas estrangeiras”. O Departamento de Defesa preferiu não comentar.
Com informações de Gazeta do Povo