A disputa entre os bilionários Elon Musk e Sam Altman ganhou um novo capítulo esta semana. Os modelos de linguagem generativa Grok 4, da xAI de Musk, e OpenAI o3, liderado por Altman, chegaram à final do AI Chess Tournament, competição organizada pelo Google para testar a capacidade de grandes modelos de linguagem (LLMs) no xadrez.
O torneio faz parte do lançamento da Kaggle Game Arena, plataforma que funcionará como uma “Olimpíada de IA”, onde sistemas são avaliados em jogos diversos quanto a adaptabilidade, raciocínio complexo e habilidade de explicar decisões.
Quem participou
Além dos finalistas, entraram na disputa os modelos Gemini 2.5 Pro (Google), Kimi K2 (Moonshot AI), além de sistemas da Deepseek e da Anthropic. Todos são LLMs voltados a tarefas como redação, programação e auxílio acadêmico, diferente de motores de xadrez dedicados, como o AlphaZero da DeepMind.
Desempenho limitado no tabuleiro
Ao longo das partidas, os modelos cometeram erros frequentes e, em alguns casos, realizaram movimentos ilegais. As regras determinam derrota automática após quatro jogadas inválidas consecutivas, situação comum na fase inicial. O Kimi K2, por exemplo, não ultrapassou oito lances em nenhuma partida devido a movimentos irregulares.
Caminho até a decisão
Nas semifinais, o Grok 4 superou o Gemini 2.5 Pro no desempate, enquanto o OpenAI o3 venceu o OpenAI o4-mini por 4 a 0. A final, portanto, opõe novamente Musk, 54 anos, e Altman, 40, rivais desde que cofundaram a OpenAI há dez anos.
Contexto da rivalidade
Depois de deixar a OpenAI, Musk criou a xAI e abriu processo para barrar a transformação da antiga parceira em entidade com fins lucrativos. Em fevereiro, o empresário tentou, sem sucesso, uma oferta de US$ 97 bilhões pela organização sem fins lucrativos que controla o ChatGPT. Altman respondeu criticando a iniciativa, ironizando os produtos de IA de Musk e chamando-o de “valentão”.

Imagem: Daniele Franchi na Unsplash via infomoney.com.br
Nas redes sociais, Musk minimizou o desempenho do seu sistema no torneio: “A @xAI praticamente não dedicou esforço ao xadrez”, publicou. Segundo ele, o mesmo vale para outros participantes.
A competição segue até que um dos dois finalistas conquiste o título simbólico – e o prestígio que acompanha a vitória sobre o principal rival no universo da inteligência artificial.
Com informações de InfoMoney