A plataforma de moradia QuintoAndar abriu uma nova frente de negócios ao lançar, nesta terça-feira (5), seu primeiro produto de consórcio imobiliário, desenvolvido em parceria com a Bamaq Consórcios.
O movimento ocorre em meio ao avanço da demanda por consórcios, impulsionada pelos juros elevados dos financiamentos habitacionais, que já superam 13,5% ao ano em alguns bancos. Entre janeiro e junho de 2025, foram registradas mais de 590 mil adesões a consórcios de imóveis, alta de 40,8% em comparação ao mesmo período de 2024. No mesmo intervalo, os financiamentos com recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) encolheram 10,4%.
Segundo Marcelo Nelzow, diretor de Novos Negócios do QuintoAndar, a companhia pretende atender mais de 1.500 clientes no grupo inicial até o fim deste ano, originando aproximadamente R$ 500 milhões em cartas de crédito. Os contratos terão prazo de 180 meses (15 anos), mesma duração prevista para a parceria firmada com a Bamaq.
Assim como em outros consórcios, não há cobrança de juros, mas o crédito é reajustado anualmente. Enquanto a maior parte do mercado utiliza o INCC, hoje em 7,19% nos últimos 12 meses, o consórcio do QuintoAndar adotará uma taxa própria de 3% ao ano. A taxa de administração foi fixada em 22%.

Imagem: infomoney.com.br
Dados do Censo de Moradia QuintoAndar mostram que 87% dos brasileiros sonham com a casa própria. Entre os obstáculos citados por Nelzow estão a necessidade de juntar a entrada — valor que equivale a mais de dois anos da renda média familiar — e a baixa educação financeira, fatores que a empresa espera amenizar com o novo produto.
Com informações de InfoMoney