A Autoridade Italiana da Concorrência (AIC) multou em €1 milhão a Infinite Styles Services Co. Ltd, responsável pelos sites da Shein na Europa, por divulgar informações ambientais consideradas enganosas na promoção de suas peças de vestuário.
De acordo com a AIC, o site da varejista e outras páginas promocionais exibiam mensagens ambientais “vagas, genéricas ou excessivamente enfáticas” e, em alguns casos, “enganosas ou omissas”. Entre os pontos questionados estão afirmações sobre a existência de um sistema circular de produção e sobre a reciclabilidade dos produtos, avaliadas como falsas ou, no mínimo, confusas.
O órgão regulador também apontou que as metas da Shein de reduzir em 25% as emissões de gases de efeito estufa até 2030 e de zerá-las até 2050 foram apresentadas de forma superficial na seção de Responsabilidade Social da companhia. Segundo a investigação, houve aumento real nas emissões da empresa em 2023 e 2024, contrariando o compromisso divulgado.
A AIC destacou ainda que o setor de fast fashion, no qual a Shein atua, é altamente poluente, o que exige “cuidado redobrado” na comunicação de iniciativas ambientais.

Imagem: infomoney.com.br
Com informações de InfoMoney