O senador estadual Shane David Jett, representante de Oklahoma, usou as redes sociais neste domingo (3) para reagir às manifestações que reuniram dezenas de milhares de pessoas em diferentes cidades brasileiras. Em publicação no X (antigo Twitter), ele afirmou que “os brasileiros exigem o impeachment” do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Os protestos ocorreram em pelo menos 20 capitais, com grandes concentrações registradas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Belém, Campo Grande e Porto Alegre. Os organizadores defenderam a saída de Moraes do STF e questionaram decisões da Corte que, segundo eles, restringem liberdades civis. Também houve críticas ao governo federal.
Jair Bolsonaro não participou dos atos. O ex-presidente está submetido a medidas cautelares impostas pelo Supremo, que limitam sua liberdade de deslocamento. “Jair Bolsonaro não pôde ir, mas o povo foi por ele”, escreveu Jett na mesma mensagem publicada em inglês.
Críticas recorrentes
O parlamentar republicano já havia se posicionado sobre a situação política brasileira. Em fevereiro, enviou carta ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, cobrando apuração de denúncias de violações de direitos humanos. Em julho, descreveu o período atual do país como “sombrio” e acusou Alexandre de Moraes de agir como um “déspota moderno” ao, segundo ele, perseguir vozes conservadoras.

Imagem: Isabella de Paula via gazetadopovo.com.br
As manifestações deste 3 de agosto reforçaram as críticas à atuação do STF e ao governo Lula, mantendo a pauta de impeachment de ambos como principal reivindicação dos participantes.
Com informações de Gazeta do Povo