Washington, 1º de agosto de 2025 – Moradores de regiões ao norte dos Estados Unidos terão a melhor chance do fim de semana para admirar a aurora boreal na noite desta sexta-feira (1º), segundo previsão mais recente da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).
A agência aponta um índice Kp de 2 em uma escala que vai até 9, patamar que, mesmo baixo, permite que o fenômeno ultrapasse o Canadá e o Alasca e avance sobre parte do território continental americano. A linha de visibilidade prevista inclui Washington, Idaho, Montana, Dakota do Norte, Minnesota, Wisconsin e o norte da Península Superior de Michigan.
De acordo com a NOAA, a janela ideal para observação começa por volta das 22h e se estende até 2h (horário local), com pico de visibilidade previsto para as 3h da madrugada de sábado. A probabilidade de atividade geomagnética diminui no sábado e no domingo.
Dicas de observação e fotografia
Para aumentar as chances de ver as luzes do norte, especialistas recomendam buscar locais elevados, longe de poluição luminosa, e olhar na direção norte. Em smartphones, recomenda-se desligar o flash, ativar o modo noturno e usar tripé para evitar tremores.
Quem utilizar câmeras dedicadas deve optar por lente grande-angular, abertura (F-stop) de 4 ou menos e foco ajustado ao infinito, indicaram fotógrafos ouvidos pela publicação.

Imagem: Ty Roush via forbes.com
O que provoca a aurora boreal
Conhecido cientificamente como aurora boreal, o espetáculo ocorre quando partículas eletricamente carregadas lançadas pelo Sol colidem com a atmosfera terrestre, sendo desviadas pelo campo magnético em direção aos polos. Períodos de alta atividade solar permitem que o fenômeno alcance latitudes mais baixas. As diferentes cores dependem da composição química do ar.
Com informações de Forbes