Home / Negócios / Amazon injeta R$ 13,6 bilhões no Brasil em 2024 e reforça aposta no mercado local

Amazon injeta R$ 13,6 bilhões no Brasil em 2024 e reforça aposta no mercado local

São Paulo – A Amazon destinou R$ 13,6 bilhões ao Brasil em 2024, valor que representa 23% de tudo o que a companhia investiu no país desde sua chegada, há 13 anos. Os recursos foram canalizados para infraestrutura, tecnologia, contratação de pessoal e expansão logística da loja online, da AWS e do serviço de streaming Prime Video.

Foco em novos clientes

Segundo a presidente da Amazon no Brasil, Juliana Sztrajtman, a estratégia global identifica o país como o mercado com maior capacidade de atrair novos consumidores. “É por isso que investimos aqui”, afirmou.

Expansão logística acelerada

Nos últimos 18 meses, a empresa ergueu 140 dos 200 polos logísticos que possui no território nacional. Nesse período, inaugurou em Cajamar (SP), em fevereiro deste ano, seu maior centro de distribuição no Brasil e instalou centenas de estações voltadas à entrega na última milha.

Trajetória de aportes

Desde 2015, a Amazon injetou R$ 55 bilhões no país. A operação começou em 2012 com a venda de livros e passou a oferecer todas as categorias de produtos em 2019. Sztrajtman acrescentou que, “foram 14 bilhões no último ano” e que a empresa pretende manter o ritmo de aplicação em infraestrutura, tecnologia, pessoas e logística.

Concorrência e potencial de mercado

Com apenas 15% das vendas do varejo ocorrendo via e-commerce, de acordo com a executiva, há espaço para crescimento. A principal rival regional, o Mercado Livre, anunciou aportes de R$ 34 bilhões no Brasil em 2025, alta de 47,8% sobre o ano anterior.

Distribuição geográfica dos investimentos

O estado de São Paulo concentrou R$ 47 bilhões da soma investida na última década, abrigando seis centros de distribuição e 75 estações de entrega. Pernambuco aparece na sequência, com R$ 2,1 bilhões.

Prime Video amplia desembolsos

Do total aplicado nos últimos dez anos, R$ 5 bilhões foram destinados ao Prime Video. O montante contempla a produção de dez filmes e 36 séries desde 2019 e cresceu com a entrada em transmissões esportivas, que inclui os direitos globais de mídia da NBA por 11 anos. No país, o serviço exibe a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série A.

AWS impulsionada por IA generativa

A divisão de nuvem Amazon Web Services investiu US$ 5,6 bilhões (R$ 31,31 bilhões) em treinamentos desde a abertura de seus data centers no Brasil há 14 anos. O diretor-geral da AWS Brasil, Cleber Moraes, destacou a participação da empresa na implementação do Pix e no ambiente que favoreceu o surgimento de startups como Nubank, Hotmart e QuintoAndar.

Com o aporte de R$ 13,6 bilhões em 2024 e a promessa de manter o ritmo, a Amazon reafirma o Brasil como peça central de sua estratégia de expansão global.

Com informações de InfoMoney

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *