Home / Negócios / Governo antecipa para 2027 imposto de 35% sobre kits de veículos eletrificados

Governo antecipa para 2027 imposto de 35% sobre kits de veículos eletrificados

Brasília – O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex) decidiu antecipar para janeiro de 2027 a aplicação da alíquota integral de 35% do imposto de importação sobre kits CKD (Completely Knocked Down) e SKD (Semi Knocked Down) usados na montagem de veículos eletrificados no Brasil.

A data inicial para o restabelecimento da tarifa era julho de 2028. Atualmente, a cobrança sobre esses componentes está fixada em 14%, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).

Quota temporária sem tarifa

Apesar da antecipação, o colegiado aprovou cotas adicionais de importação com alíquota zero para CKDs e SKDs de veículos eletrificados durante um período de seis meses. O volume autorizado chega a US$ 463 milhões.

Pressões da indústria

A montadora chinesa BYD havia solicitado, no início do ano, a redução temporária do imposto para esses kits. A medida provocou reação de fabricantes com unidades no país, como Toyota, Volkswagen, General Motors e Stellantis. Em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, essas empresas alertaram que incentivos à importação de veículos desmontados poderiam comprometer investimentos planejados no mercado brasileiro.

O governo não informou se haverá novas discussões sobre o tema após o período de cota isenta.

Com informações de InfoMoney

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *