Washington (30.jul.2025) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou nesta quarta-feira (30) que bens importados da Índia passarão a pagar tarifa adicional de 25% a partir de 1º de agosto.
Em publicações na rede social Truth Social, Trump declarou que as taxas foram motivadas pelo “elevado nível” de barreiras alfandegárias indianas e pelo volume de compras de armamentos e energia da Rússia. “Embora a Índia seja nossa aliada, suas tarifas estão entre as mais altas do mundo e eles mantêm barreiras não monetárias rigorosas”, escreveu.
O republicano acrescentou que Nova Délhi é “o maior comprador de ENERGIA da Rússia, junto com a China, num momento em que todos querem que a Rússia pare a matança na Ucrânia”. Segundo ele, esses fatores justificam a cobrança extra.
Trump afirmou ainda que os Estados Unidos mantêm “enorme déficit comercial” com a Índia e que o governo indiano “sempre comprou a grande maioria de seu equipamento militar da Rússia”.
O anúncio ocorre poucas semanas depois de o presidente ter dito que Washington estava próximo de um acordo tarifário com Nova Délhi. A medida também coincide com a insatisfação expressa por Trump acerca do que considera “compromisso insuficiente” do presidente russo, Vladimir Putin, para avançar nas negociações de paz na Ucrânia.

Imagem: Agência EFE via gazetadopovo.com.br
Desde o retorno à Casa Branca, em janeiro, o governo Trump ampliou a disputa comercial com diversos parceiros, estabelecendo tarifas que variam de 15% a 50%. O mesmo pacote inclui sobretaxas ao Brasil, previstas para entrarem em vigor em 1º de agosto, fim do prazo de trégua concedido aos países afetados.
Com informações de Gazeta do Povo