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Aeroportos JFK e O’Hare lideram ranking de comércio dos EUA pela primeira vez

Pela primeira vez desde o início da série histórica, dois aeroportos ocupam as primeiras posições entre todos os pontos de entrada e saída de mercadorias dos Estados Unidos. De janeiro a maio de 2025, o Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK), em Nova York, e o Aeroporto Internacional O’Hare, em Chicago, alcançaram respectivamente o primeiro e o segundo lugares no valor total das trocas comerciais do país.

Crescimento sem precedentes

Dados do U.S. Census Bureau analisados até maio indicam que o valor movimentado por JFK somou US$ 197,1 bilhões, alta de 99,72% em relação ao mesmo período de 2024. Já O’Hare registrou US$ 176,4 bilhões, avanço de 57,66%.

Os números afastam o principal concorrente terrestre: o Porto de Laredo, na fronteira com o México, aparece em terceiro lugar com US$ 145,8 bilhões. O Porto de Los Angeles fica em quarto, com US$ 130,2 bilhões.

Importações impulsionam resultado

Tradicionalmente equilibrado entre exportações e importações, o fluxo em JFK tornou-se majoritariamente importador em 2025, impulsionado pela entrada de ouro proveniente da Suíça — movimento associado à busca de segurança por parte de investidores. O’Hare, por sua vez, tem visto crescimento expressivo na chegada de medicamentos, em grande parte fabricados na Irlanda.

Mudanças no comércio exterior

O cenário reflete transformações mais amplas no comércio dos EUA durante os dois mandatos do presidente Donald Trump, marcados por tarifas e pela tentativa de reduzir o déficit comercial de US$ 1 trilhão. Entre os efeitos observados:

  • A participação da China no comércio total dos EUA caiu de 18% para 5,89% em maio, o menor patamar em décadas.
  • México, principal parceiro comercial nos últimos anos, liderou a compra de produtos norte-americanos em três dos cinco primeiros meses de 2025.
  • A fatia das exportações no comércio total atingiu o menor nível em quase 20 anos.
  • Em março, o valor de cargas aéreas com destino aos EUA superou, pela primeira vez, o das cargas marítimas.
  • O déficit dos EUA com Canadá e México ultrapassou o registrado com a China, algo inédito desde 1992.

Com uma diferença de cerca de US$ 30 bilhões entre O’Hare e Laredo, as projeções indicam que 2025 poderá terminar com dois aeroportos no topo do ranking anual de portos, aeroportos e passagens de fronteira dos Estados Unidos.

Com informações de Forbes

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