Singapura – Em 28 de julho de 2025, a norte-americana Gretchen Walsh, de 22 anos, venceu a final dos 100 metros borboleta no Mundial de Esportes Aquáticos, registrando 54s73 e garantindo seu primeiro ouro individual em piscina longa.
O tempo obtido no WCH Arena ficou apenas 0s13 acima do recorde mundial que a atleta estabeleceu em maio, no TYR Pro Swim de Fort Lauderdale. A marca valeu como recorde do campeonato e representou a segunda performance mais rápida da história na prova.
A conquista veio 24 horas depois de Walsh ser retirada do revezamento 4×100 m livre feminino por causa de um quadro de gastroenterite que afeta integrantes da seleção dos Estados Unidos desde o período de aclimatação em Phuket, na Tailândia. “Estou nas nuvens. Quando importou, consegui chegar primeiro à parede”, declarou à World Aquatics.
Outros nomes da equipe também sentiram os efeitos do mal-estar: Torri Huske – atual campeã olímpica dos 100 m borboleta – abandonou a prova antes das eliminatórias, embora tenha nadado o revezamento; já Claire Weinstein não disputou os 400 m livre.
Sem medalhas de ouro no primeiro dia de finais, os Estados Unidos buscavam reação em Singapura. A vitória de Walsh forneceu o impulso inicial. Para a nadadora, o ouro sela uma etapa importante da carreira: apesar do domínio em piscina curta, ela ainda não havia subido ao topo do pódio em provas individuais de Mundial ou Jogos Olímpicos.

Imagem: Albert ten Hove/Marcel via forbes.com
A atleta ganhou projeção em piscina longa no verão de 2024, quando quebrou o recorde mundial dos 100 m borboleta durante as seletivas olímpicas americanas. Nos Jogos de Paris, ficou com a prata, atrás justamente de Huske. Desde então, reforçou sua posição de destaque reescrevendo tabelas de recordes em piscina curta durante a última temporada universitária pela Universidade da Virgínia.
Em Singapura, além dos 100 m borboleta, Walsh está inscrita nos 50 m livre, 100 m livre e 50 m borboleta, tornando-se candidata a mais pódios até o encerramento do campeonato, em 3 de agosto.
Com informações de Forbes