Curitiba – O deputado estadual Arilson Chiorato foi confirmado, nesta segunda-feira (28), para mais um mandato à frente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Paraná. O parlamentar venceu o segundo turno da eleição interna contra o deputado federal Zeca Dirceu, filho do ex-ministro José Dirceu.
A votação, realizada em formato impresso no domingo (27) em 275 municípios paranaenses, teve a apuração concluída na tarde desta segunda. Com 97,82% das urnas contabilizadas, o resultado ficou assim:
• Arilson Chiorato: 8.687 votos
• Zeca Dirceu: 8.373 votos
No primeiro turno, no início de julho, Dirceu havia liderado a disputa por pequena margem: 7.616 votos contra 7.190 de Chiorato.
Trajetórias e alianças
Chiorato está no segundo mandato na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e lidera a oposição na Casa. Antes de ocupar uma cadeira no parlamento estadual, foi assessor da deputada licenciada Gleisi Hoffmann, atual ministra de Relações Institucionais, e do deputado federal Enio Verri, hoje presidente brasileiro da Itaipu Binacional.
Zeca Dirceu, por sua vez, defendia uma mudança no comando do partido no estado e foi um dos principais defensores de candidatura própria do PT à Prefeitura de Curitiba em 2024. Na ocasião, o diretório optou por uma frente de esquerda com PSB e PDT, encabeçada pelo ex-prefeito Luciano Ducci (PSB), tendo Goura (PDT) como candidato a vice.

Imagem: Orlando Kissner via gazetadopovo.com.br
Reflexos para 2026
A permanência de Chiorato no comando estadual tende a reduzir o espaço de Dirceu para disputar o Senado em 2026, posto que deve ter como possíveis concorrentes internos a própria Gleisi Hoffmann e Enio Verri. Uma alternativa para o deputado federal é buscar a reeleição na Câmara.
A eleição interna foi realizada em cédulas de papel e mobilizou filiados em todo o estado, encerrando o processo de escolha da direção que conduzirá o PT paranaense até 2029.
Com informações de Gazeta do Povo