Home / Internacional / Argentina firma carta de intenções para voltar a entrar nos EUA sem visto

Argentina firma carta de intenções para voltar a entrar nos EUA sem visto

O governo argentino deu o primeiro passo para que seus cidadãos voltem a viajar aos Estados Unidos sem a necessidade de visto. Nesta segunda-feira, 28 de julho de 2025, o presidente Javier Milei recebeu, na Casa Rosada, a secretária do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), Kristi Noem, e assinou uma carta de intenções que inicia o processo de reinclusão da Argentina no Visa Waiver Program (VWP).

Em comunicado oficial, a Presidência informou que a medida, se concluída, “permitirá que milhões de argentinos viajem aos Estados Unidos para turismo ou negócios sem necessidade de visto, colocando a Argentina em um grupo seleto que desfruta desse privilégio”.

Motivos para o avanço

Segundo dados divulgados pelo DHS, a Argentina apresenta a menor taxa de permanência além do prazo de visto em toda a América Latina. Além disso, o número de argentinos que visitaram os EUA nos quatro primeiros meses deste ano cresceu 25% em relação ao mesmo período de 2024 – o maior aumento entre os 20 principais mercados emissores de turistas.

“Sob a liderança do presidente Javier Milei, a Argentina está se tornando uma aliada ainda mais forte dos Estados Unidos, comprometida com a segurança das fronteiras de ambas as nações”, afirmou Noem em nota publicada no site do governo norte-americano.

Próximas etapas

Para que a isenção de visto seja oficializada, o país deverá atender a todos os requisitos técnicos previstos pelo governo dos EUA, incluindo a troca de informações de antecedentes criminais e dados biométricos. Somente após a conclusão dessas etapas a Argentina poderá ser formalmente readmitida no VWP, do qual foi excluída em 2002.

Até que o processo seja concluído, os argentinos continuam obrigados a solicitar o visto temporário B1/B2. Caso a reintegração se concretize, a entrada passará a exigir apenas o preenchimento da Autorização Eletrônica de Viagem (ESTA), formulário on-line que custa US$ 21 (aproximadamente R$ 117) e permite estadias de até 90 dias.

Argentina firma carta de intenções para voltar a entrar nos EUA sem visto - Imagem do artigo original

Imagem: Juan Pablo Pino via gazetadopovo.com.br

Participantes da reunião

Além de Milei e Noem, estiveram presentes no encontro a ministra da Segurança, Patricia Bullrich, e o ministro das Relações Exteriores, Gerardo Werthein. Antes da reunião na Casa Rosada, Noem e Bullrich assinaram um acordo de cooperação em segurança.

Atualmente, 42 países integram o Visa Waiver Program, a maioria europeus. Na América do Sul, apenas o Chile participa do mecanismo.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *