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Criadores Smosh e Dhar Mann ampliam negócios e alcançam escala de estúdios de Hollywood

Durante a VidCon 2025, realizada em Anaheim (EUA), dois dos maiores nomes da criação de conteúdo digital detalharam como transformaram seus canais em empresas com porte próximo ao dos tradicionais estúdios de Hollywood. Os comediantes Ian Hecox e Anthony Padilla, do Smosh, e o empresário Dhar Mann apresentaram estratégias de expansão que incluem estruturas próprias de produção, elencos fixos e metas ambiciosas de faturamento.

Smosh mira lugar ao lado de grandes programas de TV

Fundado em 2005 por Hecox e Padilla, o Smosh começou sem perspectiva de lucro – não havia monetização no YouTube na época. Hoje, o canal principal soma quase 27 milhões de inscritos, além de vários spin-offs. Em 2025, o grupo foi incluído na Hall of Fame inaugural da VidCon.

A diretora-executiva Alessandra Catanese afirma que a meta é tornar o Smosh um “Saturday Night Live digital”, mantendo elenco rotativo de jovens humoristas e ampliando formatos. “Nosso objetivo é ser respeitado e estar nas mesmas salas que esses profissionais”, disse.

Dhar Mann cria estúdio de 125 mil pés quadrados em Burbank

Com vídeos curtos que narram histórias de superação, o canal Dhar Mann reúne cerca de 26 milhões de inscritos. O criador opera em um complexo de 125 mil pés quadrados em Burbank, onde quase 200 funcionários produzem conteúdo em ritmo acelerado. O executivo contou que se inspirou no modelo de Tyler Perry – que usa carrinhos de golfe para circular pelo próprio estúdio – e hoje faz o mesmo em suas instalações.

O diretor-executivo da empresa, Sean Atkins, relatou um exemplo da agilidade do estúdio: numa segunda-feira de novembro, sugeriu um filme natalino; na terça, começou a sessão de ideias; na quarta, um roteirista assumiu o projeto; e, 30 dias depois, a produção já estava sendo filmada.

Convergência entre criadores e Hollywood

Para a vice-presidente de negócios da VidCon, Sarah Tortoreti Colosimo, o aumento da qualidade técnica dos criadores explica a aproximação com a indústria tradicional. “Eles estão construindo empresas e estúdios que começam – e continuarão – a rivalizar com Hollywood”, afirmou.

Catanese reforçou que o Smosh busca parcerias para levar suas propriedades intelectuais a animações e séries. Já Dhar Mann compara a união entre criadores e estúdios clássicos a dois rios que se encontram: “Quando convergem, a corrente fica dez vezes mais forte”.

Com o crescimento de estruturas próprias como as de Smosh e Dhar Mann Studios, especialistas veem as fronteiras entre conteúdos digitais e cinema ou TV cada vez mais tênues, tendência evidenciada na 11ª edição da VidCon em Anaheim.

Com informações de Forbes

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