Home / Negócios / Oscar Piastri vence GP da Bélgica após 80 minutos de atraso por chuva

Oscar Piastri vence GP da Bélgica após 80 minutos de atraso por chuva

O australiano Oscar Piastri conquistou neste domingo (27) sua sexta vitória na temporada 2025 da Fórmula 1 ao triunfar no Grande Prêmio da Bélgica, em Spa-Francorchamps, prova que começou com 80 minutos de atraso por causa da forte chuva e da baixa visibilidade.

Ultrapassagem decisiva na volta de relargada

Após cinco voltas iniciais atrás do safety car, a corrida teve largada lançada com Lando Norris à frente. Na subida de Eau Rouge e Raidillon, Piastri manteve o pé cravado, ganhou melhor saída na Kemmel Straight e superou o companheiro de McLaren ainda na primeira volta, assumindo a liderança que não largaria mais.

Estratégias de pneus opostas

Assim que o traçado começou a secar, a McLaren chamou Piastri primeiro aos boxes para colocar pneus médios, buscando mais velocidade. Norris parou uma volta depois e escolheu pneus duros, apostando em menor desgaste no stint final. Com os compostos de Piastri perdendo rendimento nas últimas voltas, Norris tentou pressionar, mas erros de freada em Pouhon e La Source impediram a aproximação decisiva. Piastri cruzou a linha 3,415 s à frente, ampliando sua vantagem no Mundial de Pilotos para 16 pontos.

Leclerc mantém Verstappen atrás e volta ao pódio

Charles Leclerc, que largou em terceiro, segurou Max Verstappen nas voltas iniciais ainda com pista molhada e ganhou tempo extra após uma parada lenta do holandês. O monegasco administrou o ritmo até o fim e garantiu o terceiro lugar, seu quarto pódio nas últimas seis etapas.

Recuperação de Hamilton e pontos para a Williams

Lewis Hamilton errou na classificação, saiu ainda no Q1 e partiu de 18º, mas avançou até a sétima posição com a Ferrari. Na Williams, Alex Albon converteu um bom grid em sexto lugar, enquanto Carlos Sainz largou do pit-lane e terminou apenas em 18º.

Pilotos criticam demora na largada

Verstappen classificou o atraso de 80 minutos como “uma pena” e sugeriu que algumas voltas atrás do safety car bastariam para melhorar a visibilidade. Hamilton concordou: “Ficamos dando voltas e mais voltas; a pista já estava pronta”.

Classificação final – top 10

1. Oscar Piastri (McLaren)
2. Lando Norris (McLaren) +3,415s
3. Charles Leclerc (Ferrari) +20,185s
4. Max Verstappen (Red Bull) +21,731s
5. George Russell (Mercedes) +34,863s
6. Alex Albon (Williams) +39,926s
7. Lewis Hamilton (Ferrari) +40,679s
8. Liam Lawson (Racing Bulls) +52,033s
9. Gabriel Bortoleto (Sauber) +56,434s
10. Pierre Gasly (Alpine) +1min12,714s

Restam 11 etapas para o encerramento do campeonato, que segue para o circuito de Hungaroring na próxima rodada.

Com informações de Forbes

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *