Um novo vazamento do canal de YouTube Moore’s Law is Dead apresentou, nesta quinta-feira (11), o que seriam as principais especificações do processador codinome Orion, projetado para o futuro PlayStation 6. O leaker Tom, responsável pelo conteúdo, já havia antecipado detalhes corretos do PS5 Pro e agora descreve a arquitetura completa do próximo console da Sony, previsto para chegar ao mercado no fim de 2027.
Processo de fabricação e estrutura
Segundo o rumor, o Orion manterá o design monolítico adotado no PS5, com área estimada de 280 mm² em um único die. A produção ficaria a cargo da TSMC, utilizando litografia de 3 nm (possivelmente o processo N3P).
CPU Zen 6 e possíveis núcleos desativados
O chip incluiria 7 ou 8 núcleos AMD Zen 6c, além de 2 núcleos Zen 6 LP dedicados a tarefas de sistema para liberar os principais para jogos. Parte desse conjunto pode ser desativada para melhorar o rendimento de fabricação.
GPU RDNA 5 com foco em IA e Ray Tracing
Na parte gráfica, a GPU poderia trazer até 54 Compute Units (CUs) — comparativamente, o PS5 possui 36 CUs e o PS5 Pro, 60. Ainda existe a chance de duas unidades serem desabilitadas pelo mesmo motivo de rendimento. As frequências variariam de 2,6 GHz a 3,0 GHz, com cache ampliado de 4 MB para 10 MB.
A estimativa é de um poder computacional entre 34 TFLOPs e 40 TFLOPs, potencializado pela arquitetura RDNA 5, técnicas de upscaling como FSR 4 e um salto de até 6 a 12 vezes em Ray Tracing. Combinadas, essas melhorias poderiam deixar o PS6 até oito vezes mais rápido que o PS5, de acordo com o leaker.
Memória mais rápida e larga banda
O projeto cogita instalar 30 GB ou 40 GB de RAM GDDR7, a depender do custo na época da produção, operando a 32 Gbps em barramento de 160 bits. A configuração entregaria 640 GB/s de largura de banda — acima dos 576 GB/s do PS5 Pro.

Imagem: Internet
Cronograma sugerido
Tom afirma que o PlayStation 6 deve entrar em fase de fabricação em meados de 2027, com lançamento mundial no fim do mesmo ano. Se a Sony repetir a estratégia utilizada no PS5, os primeiros teasers poderiam surgir no início de 2026.
O vídeo também menciona o projeto concorrente Xbox “Magnus”, que, no papel, poderia ser 25 % mais rápido; no entanto, o desempenho final dependeria do trabalho dos estúdios e dos custos adicionais gerados pela maior complexidade do hardware da Microsoft.
Por enquanto, todas as informações permanecem no campo dos rumores e aguardam confirmação oficial.
Com informações de TudoCelular