Home / Internacional / Deputada dos EUA classifica condenação de Bolsonaro como “dia sombrio e vergonhoso” para a democracia brasileira

Deputada dos EUA classifica condenação de Bolsonaro como “dia sombrio e vergonhoso” para a democracia brasileira

Spread the love

A deputada republicana María Elvira Salazar, da Flórida, afirmou que a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão representa “um dia sombrio e vergonhoso para a democracia do Brasil”. A declaração foi publicada nesta quinta-feira (11), nas redes sociais da parlamentar.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria, sentenciar Bolsonaro por suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Além da pena de reclusão, o ex-mandatário também deverá pagar multa cujo valor não foi detalhado no comunicado da deputada.

Salazar classificou o veredito como “fraudulento” e descreveu o julgamento como “encenado para intimidar, punir e apagar a voz do povo”. Segundo ela, a corte brasileira agiu por “vingança política”.

“A democracia morre quando juízes agem como ditadores. O povo do Brasil merece tribunais justos, eleições livres e líderes escolhidos nas urnas, não condenados em julgamentos de bastidores”, escreveu a congressista. “O mundo está observando”, completou.

A decisão do STF também alcançou outros sete réus apontados como integrantes do chamado núcleo 1 do processo que investiga a tentativa de golpe. Todos foram considerados culpados.

A deputada norte-americana já havia se posicionado sobre a situação política brasileira em ocasiões anteriores. Em 2024, ela exibiu no Congresso dos Estados Unidos uma foto do ministro Alexandre de Moraes, relator de inquéritos que envolvem Bolsonaro.

Os ministros do STF não comentaram diretamente as críticas feitas por Salazar.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *