As autoridades do estado de Utah divulgaram nesta quinta-feira (11) novas evidências sobre o assassinato do ativista conservador Charlie Kirk, 31 anos, morto a tiros na Universidade Utah Valley, em Orem, na quarta-feira (10). O atirador permanece foragido.
Imagens e arma localizadas
O comissário de Segurança Pública de Utah, Beau Mason, informou que a investigação já dispõe de “boas imagens” do suspeito, registrado por câmeras enquanto se deslocava pelos telhados do campus antes e depois do disparo.
Em uma área de floresta próxima à universidade, agentes encontraram um rifle que teria sido usado no ataque. A arma foi encaminhada ao FBI para perícia balística.
Perfil do atirador
Segundo Mason, a polícia acredita que o responsável seja um homem em idade universitária. Imagens de vídeo mostram o suspeito subindo escadas internas, atravessando o telhado até o ponto do disparo, saltando para o solo e, em seguida, fugindo para um bairro vizinho.
Investigadores relataram ao The Wall Street Journal que munições encontradas dentro do rifle traziam gravações com frases ligadas a “ideologia de gênero e antifascismo”.
Outras pistas coletadas
Robert Bohls, agente especial responsável pelo escritório do FBI em Salt Lake City, confirmou a coleta de impressões de antebraço, palma da mão e pegadas próximas ao local do disparo, material que está sendo analisado.

Imagem: KAYLA BARTKOWSKI
Prisões descartadas
Duas pessoas foram detidas logo após o crime, mas acabaram liberadas depois que a polícia concluiu não haver ligação delas com o atentado.
Repercussão
Fundador da organização conservadora Turning Point USA, Charlie Kirk era aliado próximo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em mensagem publicada na rede X, o republicano chamou Kirk de “lendário” e prometeu que os responsáveis serão encontrados. Durante cerimônia no Pentágono pelo 11 de Setembro, Trump anunciou que concederá postumamente a Medalha Presidencial da Liberdade ao ativista.
Charlie Kirk foi baleado enquanto participava de um evento estudantil. Ele chegou a ser retirado do auditório por seguranças, mas morreu a caminho do hospital.
Com informações de Gazeta do Povo