Home / Tecnologia / Estudo aponta que 62% das empresas brasileiras já adotam agentes de inteligência artificial

Estudo aponta que 62% das empresas brasileiras já adotam agentes de inteligência artificial

Spread the love

A maioria das companhias brasileiras já incorporou agentes de inteligência artificial (IA) em suas operações. É o que revela a pesquisa “Retorno do Investimento (ROI) em IA”, conduzida pela National Research Group a pedido do Google Cloud.

O levantamento ouviu executivos de empresas com mais de 100 funcionários e faturamento anual superior a US$ 10 milhões em 24 países. Ao todo, participaram mais de 3,4 mil líderes, incluindo recortes específicos para Brasil e México.

Brasil supera média global

No mercado brasileiro, 62% dos gestores — de CEOs a diretores — afirmam usar agentes de IA, percentual acima da média mundial de 52% e superior ao observado na América Latina. Esses sistemas, baseados em modelos de linguagem de larga escala (LLMs), planejam, raciocinam e executam tarefas de forma autônoma, como geração de textos, imagens, códigos ou atendimento ao cliente.

Retorno sobre investimento

Entre brasileiros e mexicanos, 93% dos entrevistados dizem ter obtido ROI em pelo menos um caso de uso de IA generativa, enquanto a média regional é de 79%. A pesquisa indica que empresas que adotaram a tecnologia mais cedo — os chamados early adopters — exibem maior probabilidade de retorno financeiro.

A principal fonte de ganhos relatada está na produtividade individual dos colaboradores. Na América Latina, a percepção de eficiência nesse quesito subiu de 37% para 43% entre os respondentes.

Redirecionamento de verbas

O estudo mostra ainda que 77% dos executivos ao redor do mundo observam aumento nos gastos com IA generativa e redução nos custos gerais de tecnologia. Globalmente, 58% declaram que suas empresas estão abrindo novos orçamentos para financiar projetos de IA, enquanto 48% realocam recursos de outras áreas.

No Brasil, 60% das organizações afirmam destinar verbas totalmente novas para iniciativas de IA e 43% admitem transferir recursos de outros departamentos — caso do marketing, que passa a investir em geração de conteúdo, criação de imagens e recomendações personalizadas por meio de IA.

Com informações de InfoMoney

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *