A startup chinesa DeepSeek confirmou o desenvolvimento de um agente de inteligência artificial capaz de executar tarefas complexas em várias etapas com pouca ou nenhuma intervenção humana. O lançamento está programado para o fim de 2025.
Com a novidade, a empresa pretende competir diretamente com os principais produtos do setor, atualmente liderados por OpenAI (ChatGPT), Google (Gemini) e Microsoft (Copilot).
Modelo R1 impulsionou visibilidade
O interesse internacional pela DeepSeek ganhou força após a apresentação do modelo R1, que chamou atenção pela eficiência e pelo custo de desenvolvimento: aproximadamente US$ 6 milhões (cerca de R$ 32 milhões). O valor representa apenas uma fração do investimento habitual das grandes empresas de tecnologia em projetos semelhantes.
A repercussão em torno do R1 chegou a refletir no desempenho de ações de gigantes do mercado, incluindo a NVIDIA, uma das principais fornecedoras de hardware para soluções de IA.

Imagem: Internet
O agente avançado em produção deve expandir as capacidades já vistas no R1, colocando a DeepSeek em posição de disputar espaço com as maiores plataformas de inteligência artificial quando chegar ao mercado, em 2025.
Com informações de TudoCelular