A Azzas 2154 (AZZA3) está na fase final de conversas para adquirir a marca de tênis Cariuma, criada pelos ex-Arezzo David Python e Fernando Porto. A operação, prevista para ser concluída até o fim de setembro, pode redefinir o comando da unidade de produtos básicos do grupo.
Conforme pessoas próximas às negociações, Python deve assumir o cargo de CEO da divisão Basic, substituindo Thiago Hering, que deixa a função em 1º de outubro. Fernando Porto ficaria como seu principal executivo adjunto.
A empresa ainda não confirmou oficialmente o negócio. O anúncio da saída de Hering, entretanto, veio acompanhado da indicação de que outra mudança organizacional será divulgada até a mesma data.
Em relatório, o JPMorgan classificou a possível transação como um “acqui-hire”, estratégia na qual a aquisição tem como foco principal incorporar talentos. Para o banco, fusões e aquisições não estariam na agenda de curto prazo da Azzas devido ao complexo processo de integração em curso.
Analistas avaliam que a compra da Cariuma poderia gerar ruídos no acordo de licenciamento da Vans no Brasil, já que ambas atuam no segmento de calçados casuais. O risco, entretanto, seria mitigado pelo fato de a Cariuma concentrar suas vendas principalmente nos Estados Unidos e na Ásia.

Imagem: Internet
O JPMorgan lembra ainda que, embora Python tenha experiência em gestão de marcas e franquias, seu histórico no setor têxtil é limitado. Apesar das incertezas, o banco manteve recomendação overweight para AZZA3.
Na quinta-feira (data da publicação original), os papéis da companhia recuaram 1,10%, entre as maiores baixas do Ibovespa em um pregão de humor positivo no mercado.
Com informações de InfoMoney