Home / Economia / Delegação da indústria ouve dos EUA que saída para tarifa de 50% depende de Brasília

Delegação da indústria ouve dos EUA que saída para tarifa de 50% depende de Brasília

Spread the love

Representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da AmCham Brasil estiveram em Washington nesta quarta-feira, 3 de setembro de 2025, para tentar reverter a cobrança adicional de 50% aplicada pelo governo Donald Trump sobre produtos brasileiros e impedir novas barreiras comerciais.

O grupo foi recebido pelo vice-secretário de Estado norte-americano, Christopher Landau, que classificou como inédito o componente político envolvido no impasse entre os dois países. Segundo ele, a natureza do conflito deslocou as tratativas do campo estritamente econômico para a esfera diplomática, hoje conduzida pelo Departamento de Estado.

Landau recomendou que os empresários concentrem esforços de influência junto ao governo brasileiro, em Brasília, e não em Washington. “A questão é política, algo novo tanto para os Estados Unidos quanto para o Brasil”, relatou Ricardo Alban, presidente da CNI, após o encontro.

A comitiva brasileira reúne 141 empresas, federações de indústrias e entidades privadas, além de representantes do setor privado dos EUA. Além da reunião com o vice-secretário, estão previstos outros encontros na capital americana para tentar convencer autoridades e líderes empresariais a derrubar as sanções impostas por Trump.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *