A Gupy, startup brasileira especializada em tecnologia para recursos humanos, passou a permitir que candidatos realizem todas as etapas de seleção — da inscrição a entrevistas preliminares — diretamente pelo WhatsApp. A solução, batizada de Smart Vagas, recorre a agentes conversacionais de inteligência artificial para agilizar o acesso a oportunidades, sobretudo em posições operacionais.
Ética, diversidade e segurança em foco
Durante o painel “Desafios e Oportunidades da IA”, no Cortex Summit 2025 — considerado o maior evento de inteligência artificial e go-to-market do país —, a fundadora da Gupy, Mariana Dias, afirmou que o principal desafio é garantir que a tecnologia não reproduza vieses discriminatórios. “Tem duas coisas que a gente se preocupa absurdamente. Uma é a parte de ética e diversidade e a outra é a parte de segurança, que é tão importante quanto”, disse.
Segundo a executiva, a empresa mantém um núcleo exclusivamente dedicado a avaliar a ética nos processos seletivos e assegura que a ferramenta não leva em conta idade, gênero ou qualquer outro fator que fira a diversidade. A plataforma processa dados de mais de 50 bilhões de usuários por mês, o que, de acordo com Mariana, exige monitoramento contínuo.
Experiência do candidato
A adoção do Smart Vagas elevou o índice de satisfação (NPS) para 99%, informou a empresa. A ferramenta também facilita a candidatura de profissionais sem formação acadêmica específica, que passam a se inscrever de maneira simples, sem formulários extensos.

Imagem: Internet
Automação e participação humana
Além do recrutamento, a Gupy utiliza agentes de IA para agendar mais de 5 mil reuniões por mês na operação comercial. Apesar da automação crescente, Mariana reforçou que a decisão final de contratação permanece com os gestores. “A entrevista final nunca uma inteligência artificial vai substituir. É o momento do líder com a pessoa candidata”, afirmou.
Com informações de InfoMoney