A Dolby Laboratories anunciou nesta terça-feira (11) a segunda geração do seu padrão de imagem. Mais de dez anos após o lançamento do formato original, o Dolby Vision 2 chega com ferramentas de inteligência artificial destinadas a otimizar brilho, tom, contraste e cores, especialmente em televisores com painel RGB mini LED.
Principais novidades
De acordo com a companhia, a tecnologia batizada de Content Intelligence é responsável por três pilares: mapeamento bidirecional de tons, níveis mais altos de luminosidade e contraste mais nítido, além de uma gama de cores ampliada. O sistema detecta automaticamente o tipo de cena para ajustar a imagem em tempo real.
Outro destaque é o recurso Authentic Motion, que dá ao criador de conteúdo maior controle sobre a forma como o movimento é exibido na tela, reduzindo tremores e garantindo a chamada “experiência cinematográfica”.
Disponibilidade
O Dolby Vision 2 será oferecido em duas versões (detalhes não divulgados). A Hisense será a primeira fabricante a comercializar smart TVs compatíveis, equipadas com o novo processador MediaTek Pentonic 800 e a tecnologia MiraVision Pro PQ Engine, primeira solução com o formato embarcado.
No campo do conteúdo, o CANAL+ assumirá a dianteira ao disponibilizar séries, filmes, programas de TV e transmissões ao vivo já no novo padrão.

Imagem: Internet
Compatibilidade
Segundo o porta-voz da Dolby, Cairon Armstrong, aparelhos certificados para o Dolby Vision original continuarão reproduzindo vídeos em Dolby Vision 2. Entretanto, os benefícios de IA mencionados só funcionarão em televisores que trazem a segunda geração do padrão.
Com o reforço do áudio imersivo Dolby Atmos em soundbars, a empresa aposta em um ecossistema completo para quem busca qualidade de cinema em casa.
Com informações de TudoCelular