A eleição presidencial chilena, marcada para 16 de novembro, com possível segundo turno em 14 de dezembro, tem entre os concorrentes o deputado Johannes Kaiser, de 49 anos. Líder do recém-criado Partido Nacional Libertário (PNL), ele se apresenta como uma alternativa anarcocapitalista e conservadora, o que lhe rendeu o apelido de “Milei do Chile” em referência ao presidente argentino, Javier Milei.
Desempenho nas pesquisas
Levantamento do instituto Cadem, publicado em 24 de agosto, atribui a Kaiser 7% das intenções de voto no primeiro turno e indica que 6% dos eleitores acreditam que ele possa chegar ao Palácio de La Moneda. No momento, a disputa aparece polarizada entre José Antonio Kast (28%) e a comunista Jeannette Jara (27%), com Evelyn Matthei (14%) na terceira posição.
Trajetória
Nascido em Santiago e descendente de alemães, Kaiser ganhou visibilidade como comentarista em redes sociais. Em 2022, foi eleito deputado pelo 10º Distrito da Região Metropolitana. No Congresso, integrou as comissões de Defesa Nacional, Direitos Humanos, Governo Interior e Ética, além de participar de grupos interparlamentares com Brasil e Alemanha.
Inicialmente filiado ao Partido Republicano de José Antonio Kast, rompeu com a sigla durante o processo constituinte e lançou o PNL em 2024, atraindo milhares de apoiadores.
Propostas centrais
No programa de governo, Kaiser destaca três eixos: combate à imigração irregular, reforço da segurança interna e redução do tamanho do Estado. Entre as medidas anunciadas estão:

Imagem: Lore Pía Calvo
- Extinção de ministérios e corte de aproximadamente 200 mil cargos públicos;
- Flexibilização trabalhista, com salários mínimos diferenciados por setor e um piso mais baixo e transitório para jovens sem experiência;
- Criação de vouchers para creches, garantindo que famílias escolham unidades públicas ou privadas;
- Implantação de um fundo soberano para financiar a Pensão Garantida Universal (PGU), abastecido por royalties da mineração e pela privatização parcial de estatais como Codelco (cobre) e ENAP (petróleo), além da privatização total ou transferência da TVN aos funcionários.
Comunicação direta
Assim como Milei, o deputado chileno aposta fortemente nas redes sociais para divulgar seu programa e busca se posicionar como outsider disposto a “romper com a política tradicional”. Ele afirma que, em levantamentos internos, já alcança 10% das intenções de voto.
Com a campanha oficialmente iniciada, Kaiser tenta consolidar sua imagem de novidade no campo da direita e ampliar o eleitorado até o pleito de novembro.
Com informações de Gazeta do Povo