A Nestlé anunciou nesta segunda-feira (1º) a demissão de Laurent Freixe do cargo de diretor-presidente (CEO) cerca de um ano após sua chegada à função. A decisão foi tomada depois de uma investigação que identificou um relacionamento amoroso não revelado entre Freixe e uma subordinada direta.
De acordo com comunicado do grupo suíço, a apuração foi conduzida pelo presidente Paul Bulcke e pelo diretor independente Pablo Isla, com apoio de consultores externos. “Os valores e a governança da Nestlé são fundamentos sólidos da nossa empresa”, afirmou Bulcke no documento, agradecendo a Freixe pelos anos de serviço.
Substituição imediata
Para o lugar de Freixe, o conselho escolheu Philipp Navratil, executivo com mais de duas décadas na companhia. Navratil ingressou no conselho executivo no início deste ano e, até então, comandava a Nespresso. Antes disso, foi vice-presidente sênior e chefe da Unidade Estratégica de Negócios de Café, responsável pela estratégia global da marca Nescafé e pelo acordo de licenciamento com a Starbucks.
“Abraço plenamente a direção estratégica da empresa, assim como o plano de ação em vigor para impulsionar o desempenho da Nestlé”, declarou Navratil no comunicado.
Contexto da troca
A saída de Freixe representa mais uma mudança na cúpula da maior fabricante de alimentos do mundo. Ele havia assumido o posto após a saída inesperada de Mark Schneider, afastado em meio a críticas ao ritmo de crescimento durante quase oito anos à frente da empresa.

Imagem: Internet
No curto período como CEO, Freixe reforçou investimentos em publicidade, reduziu o número de lançamentos para concentrar recursos em iniciativas maiores, iniciou uma revisão das marcas de vitaminas e transformou o negócio de águas em uma unidade independente.
Com a nomeação de Navratil, o grupo espera dar continuidade ao plano de crescimento e estabilidade operacional.
Com informações de InfoMoney