Home / Internacional / Trump suspende proteção do Serviço Secreto para a ex-vice-presidente Kamala Harris

Trump suspende proteção do Serviço Secreto para a ex-vice-presidente Kamala Harris

Spread the love

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu interromper a proteção do Serviço Secreto concedida à ex-vice-presidente Kamala Harris.

A medida foi formalizada em memorando assinado na quinta-feira, 28 de agosto de 2025, e passa a valer em 1.º de setembro, conforme documentos obtidos por veículos como BBC e Politico.

De acordo com a legislação norte-americana, ex-presidentes e seus cônjuges recebem proteção vitalícia do Serviço Secreto; regra restabelecida em 2013 após período de limitação a dez anos. Ex-vice-presidentes, porém, têm direito a escolta por apenas seis meses após deixarem o cargo, prazo que pode ser ampliado por decisão do chefe do Executivo.

Em 2024, o então presidente Joe Biden autorizou a extensão da segurança para Harris por mais 12 meses. O novo memorando de Trump revoga essa autorização e determina que o Serviço Secreto “descontinue quaisquer procedimentos de segurança previamente autorizados por memorando executivo, além daqueles exigidos por lei”, especificamente para Kamala D. Harris.

Fontes do governo afirmaram à CBS News que avaliação de risco recente não encontrou motivos para manter a proteção além do período previsto em lei. Sem o respaldo oficial, Harris deixará de contar com escolta em deslocamentos, vigilância permanente em sua residência em Los Angeles e monitoramento de ameaças potenciais.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *