Santos (SP) – Após quase um século de discussões, o túnel submerso que ligará Santos a Guarujá entra na fase decisiva. Os envelopes com as propostas de construção, operação e manutenção da obra, estimada em R$ 6,8 bilhões, serão abertos em 5 de setembro, às 16h. A entrega da documentação está marcada para 1º de setembro, às 10h.
Projeto
O primeiro túnel submerso do país terá 1,5 km de extensão, sendo 870 m imersos a 21 m de profundidade. O traçado conectará as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. Haverá três faixas por sentido: duas para veículos, uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de passagens para pedestres e ciclistas.
A estrutura será formada por seis módulos de concreto pré-moldados. Construídos em doca seca, eles serão testados quanto à vedação, flutuados até o local e instalados no leito do estuário. O empreendimento deverá gerar cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos.
Impacto na travessia
Atualmente, a ligação entre as duas cidades é feita por balsas ou por rodovia de aproximadamente 40 km. Mais de 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres cruzam diariamente o canal. O sistema de balsas transporta em média 14 mil veículos e 28 mil pessoas por dia, chegando a 5 milhões de usuários na última operação verão (dezembro / 2024 a março / 2025). Quando concluído, previsto para 2029, o trajeto passará a durar menos de dois minutos.
Concessão e tarifa
O vencedor – empresa ou consórcio nacional ou estrangeiro – assumirá contrato de 30 anos. O critério de julgamento será o maior desconto sobre a contraprestação pública máxima, fixada em R$ 438,380 milhões anuais (base março / 2025). Em caso de empate, haverá lances em viva-voz tanto sobre a contraprestação quanto sobre o aporte público. A tarifa básica de pedágio foi estabelecida em R$ 6,15 por usuário, também com data-base de março / 2025.
Parceria e investidores
Incluído no Novo PAC, o projeto conta com parceria entre os governos federal e paulista. Em abril, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o governador Tarcísio de Freitas apresentaram o plano a investidores europeus, entre eles Mota-Engil, Ballast Nedam e TEC Tunnel. Em maio, o ministro levou a proposta a empresários chineses durante visita do presidente Lula a Pequim.

Imagem: Internet
Quase 100 anos de tentativas
A primeira concepção de um túnel entre Santos e Guarujá data de 1927, assinada pelo arquiteto Enéas Marini, inspirada no então recém-iniciado Túnel Holland, em Nova York. A ideia reapareceu nos anos 1940, durante o Plano Regional de Santos elaborado pelo engenheiro Francisco Prestes Maia, e ganhou alternativas, como a proposta de ponte levadiça em 1948. Novas discussões ocorreram entre o fim dos anos 1970 e o início dos 1980, mas a execução foi adiada sucessivamente, inclusive nas gestões estaduais de José Serra e Geraldo Alckmin. Agora, o cronograma prevê início das obras após a definição do concessionário e conclusão em 2029.
Com a abertura dos envelopes em setembro, o projeto histórico avança para a etapa de contratação e, finalmente, sai do papel.
Com informações de InfoMoney