Home / Negócios / Disputa de redistritamento no Texas provoca corrida por novos mapas eleitorais em todo o país

Disputa de redistritamento no Texas provoca corrida por novos mapas eleitorais em todo o país

Spread the love

A iniciativa de parlamentares republicanos do Texas para aprovar um novo mapa que criaria cinco cadeiras federais adicionais favoráveis ao partido desencadeou uma reação em cadeia. Governadores e líderes legislativos de ambos os lados passaram a defender, publicamente, a reconfiguração de distritos antes das eleições legislativas de meio de mandato de 2026.

Estados em movimento

Indiana – O vice-presidente JD Vance deve ir a Indianápolis nesta quinta-feira para pressionar o governador republicano Mike Braun e deputados estaduais a reverem o mapa do Congresso. Braun classificou a ideia de convocar sessão extraordinária para ganhar uma cadeira pró-GOP como “exploratória”, segundo o IndyStar.

Texas – A Câmara e o Senado estaduais, controlados pelos republicanos, tentam votar o plano que adiciona cinco distritos tendencialmente conservadores. Deputados democratas fugiram do estado, impedindo quórum e travando a votação por ora.

Califórnia – Parlamentares democratas apresentaram proposta com cinco distritos fortemente azuis. O governador Gavin Newsom quer que o Legislativo submeta o novo mapa a um plebiscito especial em novembro, etapa extra necessária para suplantar a comissão independente de redistritamento.

Flórida – O governador Ron DeSantis sinalizou interesse em redesenhar as divisões eleitorais, estimulados pela investida texana e por decisão da Suprema Corte estadual que manteve linhas favoráveis ao GOP. “Está ganhando força”, disse o presidente do partido no estado, Evan Power, ao The Hill.

Missouri – O governador Mike Kehoe admitiu, via porta-voz à Politico, que considera acrescentar mais um distrito republicano ao mapa hoje dividido em 6-2.

Nova York – Em coletiva ao lado de legisladores texanos que deixaram seu estado, a governadora Kathy Hochul declarou “guerra” no debate nacional e afirmou avaliar “todas as opções” para redesenhar as linhas locais o quanto antes, classificando a ação do Texas como “insurreição para manipular o resultado do meio de mandato”.

Nova Jersey – O governador Phil Murphy disse ao The New Jersey Globe que ainda é cedo para decidir, mas alertou que democratas responderão caso republicanos criem numerosas cadeiras extras em outros estados.

Illinois – O governador JB Pritzker declarou que o redistritamento volta à pauta se o Texas obtiver sucesso.

Maryland – O líder da maioria na Câmara estadual, David Moon, prometeu propor lei para alterar o mapa se outros estados “trapacearem” fora do período pós-censo.

Cenário nacional do Congresso

O ex-presidente Donald Trump afirmou à CNBC, na terça-feira, que “o Texas merece cinco cadeiras a mais”, citando sua vitória eleitoral de 2024 no estado. Hoje, a Câmara dos Representantes tem 219 republicanos e 212 democratas, com quatro vagas abertas (uma antes ocupada por republicano e três por democratas).

Além da ofensiva texana, Ohio precisa redesenhar seu mapa ainda este ano, pois o atual expira. A divisão de assentos lá é 10-5 para o GOP. Ações judiciais em Geórgia e Louisiana também podem forçar novas linhas.

Tradicionalmente, o redistritamento ocorre a cada dez anos, após o censo. Neste ciclo, contudo, líderes partidários estimulam mudanças antecipadas para influenciar a correlação de forças nas eleições de 2026. A aposta texana, se bem-sucedida, pode consolidar a maioria republicana na Câmara pelo restante do mandato de Trump, caso democratas não consigam contrabalançar em outras regiões.

Com informações de Forbes

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *