A transferência do meio-atacante Florian Wirtz do Bayer 04 Leverkusen para o Liverpool Football Club, concluída por 116 milhões de euros (cerca de US$ 154 milhões ou R$ 843 milhões), gerou um efeito positivo inesperado nas contas da Bayer. O valor entrou nos resultados do segundo trimestre, divulgados nesta quarta-feira (6), e ajudou a compensar despesas maiores com programas de incentivo e flutuações cambiais.
De acordo com o diretor financeiro Wolfgang Nickl, o desempenho do time de futebol controlado pela farmacêutica é registrado na linha de reconciliação do balanço patrimonial. “Quando ocorrem essas transferências, precisamos comparar o valor contábil com o preço obtido, o que pode resultar em ganhos extraordinários”, explicou o executivo em teleconferência com jornalistas.
Não é a primeira vez que a venda de atletas do Bayer 04 Leverkusen reforça o lucro do conglomerado. Em 2020, a negociação de Kai Havertz para o Chelsea teve efeito semelhante. Nickl destacou ainda que outras transações recentes, como a do defensor Jeremie Frimpong para o Liverpool, também contribuíram.
Futebol em alta, negócios tradicionais sob pressão
O clube alemão ganhou destaque na temporada passada ao terminar invicto na Bundesliga, feito inédito na competição. Wirtz, de 22 anos, foi eleito o melhor jogador do campeonato e chegou ao Liverpool em junho, na expectativa de participar da defesa do título da Premier League.
Enquanto o futebol traz ganhos pontuais, a Bayer enfrenta desafios em suas três grandes divisões. Na farmacêutica, dois medicamentos líderes perderão patentes; na divisão de ciências agrícolas, prosseguem litígios nos Estados Unidos envolvendo o herbicida Roundup e PCBs; já a área de saúde do consumidor sente o ritmo de crescimento esfriar e pode sofrer impacto adicional de tarifas que elevam custos no mercado norte-americano.

Imagem: infomoney.com.br
Mesmo com as pressões, executivos da companhia reiteram não ter planos de vender o Bayer 04 Leverkusen para reforçar caixa. Por ora, as eventuais negociações de jogadores seguem figurando como alívio bem-vindo em meio às dificuldades dos negócios principais.
Com informações de InfoMoney