A ex-número 1 do mundo Naomi Osaka voltou a brilhar no circuito ao derrotar a ucraniana Elina Svitolina por 6/2 e 6/2, na noite de terça-feira (6), e garantir vaga inédita na semifinal do Canadian Open, em Montreal.
A japonesa de 27 anos precisou de apenas 1h08 para fechar o confronto, salvando quatro dos cinco break points enfrentados. O resultado representa a quinta vitória de Osaka sobre Svitolina em oito duelos e a coloca a dois triunfos de seu primeiro título na WTA desde o Australian Open de 2021.
O avanço em Montreal marca ainda sua sexta presença numa semifinal de torneio WTA 1000 e a primeira desde Miami, em 2022. “Estou me divertindo muito em quadra e feliz por estar aqui. Disseram que faz sete anos que não jogava em Montreal, então agradeço a todos”, afirmou a tenista após a partida.
Próxima adversária
Pelo lugar na decisão, Osaka enfrentará a dinamarquesa Clara Tauson, 16ª cabeça de chave, que surpreendeu a campeã do Australian Open, Madison Keys, com parciais de 6/1 e 6/4. Foi a segunda vitória consecutiva de Tauson, 22 anos, sobre uma jogadora do top 10; nas oitavas, eliminou a número 2 do mundo e seis vezes campeã de Grand Slam, Iga Swiatek.
Osaka e Tauson já se encontraram uma única vez, na final do ASB Classic, em Auckland, em janeiro. Na ocasião, a japonesa precisou abandonar a partida por lesão abdominal após vencer o primeiro set por 6/4. “Ela é muito forte. Estou empolgada por estar saudável e espero que seja um ótimo jogo para quem vier assistir”, disse Osaka.

Imagem: Rogers via forbes.com
O duelo está marcado para 19h30 (horário de Nova York) desta quarta-feira, com transmissão do Tennis Channel. Quem avançar enfrentará a cazaque Elena Rybakina, campeã de Wimbledon em 2022, ou a canadense Victoria Mboko, de 18 anos.
Com informações de Forbes