Home / Política / Ministros do STF se distanciam de Alexandre de Moraes, dizem comentaristas

Ministros do STF se distanciam de Alexandre de Moraes, dizem comentaristas

Spread the love

Comentaristas do programa Última Análise, exibido na noite de terça-feira (5), afirmaram que parte dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a se afastar do ministro Alexandre de Moraes depois da decisão que colocou o ex-presidente Jair Bolsonaro em prisão domiciliar.

O advogado André Marsiglia declarou que “há uma ala do STF que nunca concordou com a postura mais agressiva de Moraes”. Como indícios, ele citou a ausência de alguns magistrados em um jantar oferecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a recusa de outros em assinar uma nota pública em defesa da Corte e recentes reportagens que relatam o desconforto interno. “Há um antes e um depois da Lei Magnitsky”, resumiu.

Para o professor da FGV Daniel Vargas, a pressão externa respinga nos demais integrantes do Supremo. “Parece que os colegas do ministro estão acordando para o alerta”, disse, acrescentando que parte da sociedade não aceita mais determinadas decisões tomadas pelo relator de processos relacionados ao 8 de Janeiro.

Crise abre espaço para pautas no Congresso

O vereador Guilherme Kilter afirmou que a instabilidade no STF pode impulsionar o pedido de impeachment de Moraes e a anistia aos manifestantes envolvidos nos atos de 8 de Janeiro. “Precisamos aproveitar o racha na Câmara, no Senado e entre os ministros do STF. É agora ou nunca”, declarou.

Mensagens vazadas aumentam tensão

A divulgação de supostas conversas de assessores de Moraes, batizada nas redes de “Vaza Toga”, também elevou o tom da oposição. Os diálogos apontariam para a existência de uma estrutura paralela no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dedicada a investigar participantes dos protestos em Brasília.

Ministros do STF se distanciam de Alexandre de Moraes, dizem comentaristas - Imagem do artigo original

Imagem: Victor Piemonte via gazetadopovo.com.br

Diante do episódio, o 1º vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ), informou que colocará em votação o projeto de anistia assim que o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), viajar ao exterior. “É a única alternativa”, disse Côrtes, citando promessas não cumpridas de pautar matérias de interesse da bancada de direita.

Sobre o programa

O Última Análise é transmitido ao vivo no YouTube da Gazeta do Povo, de segunda a sexta-feira, das 19h às 20h30, com a proposta de discutir temas nacionais em formato analítico e respeitoso.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *