O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cancelou, nesta terça-feira (5), a permissão de oito instituições financeiras para realizar novas operações de crédito consignado destinadas a aposentados e pensionistas.
Perderam o aval:
- CDC Sociedade de Crédito Direto S.A.
- HBI Sociedade de Crédito Direto S.A.
- Banco Seguro S.A.
- Via Certa Financiadora S.A. – Crédito, Financiamento e Investimento
- Casa do Crédito S.A. – Sociedade de Crédito ao Microempreendedor
- Valor Sociedade de Crédito Direto S.A. (Valor Financiamentos)
- Banco do Nordeste do Brasil S/A (BNB)
- Banco Industrial do Brasil S/A
Segundo o órgão, a decisão foi tomada após processo administrativo que apontou descumprimento dos requisitos necessários para oferecer o serviço “de forma adequada e digna” aos segurados. É a primeira vez que o INSS cancela convênios desse tipo. Operações contratadas antes da medida continuam válidas.
Posicionamento de instituição afetada
Em nota, a Via Certa Financiadora afirmou que não oferece crédito consignado pelo convênio do INSS desde 14 de março de 2023, após decisão estratégica. A empresa declarou ainda que, com a suspensão da atividade, deixou de renovar os requisitos exigidos, o que levou ao cancelamento do Acordo Técnico para Crédito Consignado (ACT).

Imagem: Joédson Alves via gazetadopovo.com.br
O cancelamento ocorre pouco mais de três meses depois de a Polícia Federal ter revelado um esquema bilionário de fraudes em descontos de benefícios do INSS.
Com informações de Gazeta do Povo