Home / Internacional / Trump afirma que “provavelmente” não disputará um terceiro mandato nos EUA

Trump afirma que “provavelmente” não disputará um terceiro mandato nos EUA

Spread the love

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira, 5 de agosto de 2025, que “provavelmente” não tentará um terceiro mandato. A afirmação foi feita durante entrevista à emissora norte-americana CNBC.

Questionado se cogitaria buscar a Casa Branca novamente após o término do atual mandato, o republicano respondeu: “Não, provavelmente não”, acrescentando em seguida que “gostaria de concorrer” porque, segundo ele, está registrando “os melhores índices de aprovação” de sua carreira política.

Limite constitucional

Desde 1951, a 22.ª Emenda da Constituição dos EUA impede que uma pessoa seja eleita presidente mais de duas vezes, ainda que os mandatos não sejam consecutivos. Mesmo assim, a ideia de uma terceira campanha de Trump volta e meia é mencionada por apoiadores.

Mencões anteriores

Em março deste ano, o presidente disse preferir não tratar do assunto, mas mencionou “brechas” jurídicas discutidas publicamente, afirmando não acreditar em utilizá-las. Na ocasião, afirmou estar “sendo inundado por solicitações” para permanecer na política, justificando a pressão com o que considera ser “um bom trabalho” à frente do governo.

A tendência ganhou força em abril, quando lojas que vendem produtos oficiais ligados ao presidente passaram a oferecer itens fazendo alusão a um eventual terceiro mandato, comemorando os 100 primeiros dias do segundo mandato.

Trump afirma que “provavelmente” não disputará um terceiro mandato nos EUA - Imagem do artigo original

Imagem: Samuel Corum via gazetadopovo.com.br

Recorde de idade

Trump assumiu seu segundo mandato em janeiro de 2025 aos 78 anos e 220 dias, tornando-se o mais velho a tomar posse como presidente dos EUA. Ele superou o recorde do democrata Joe Biden, que tinha 78 anos e 61 dias quando iniciou seu mandato em 2021.

Até o momento, o presidente não apresentou planos formais para tentar alterar o limite constitucional ou recorrer a possíveis brechas legais.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *