O deputado português André Ventura, líder do partido Chega, afirmou nesta terça-feira, 5 de agosto de 2025, que a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), representa “a decadência total da democracia brasileira”.
Em vídeo publicado na rede social X, Ventura classificou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como “corrupto” e “ditador” e declarou que Moraes atua como “braço judicial” do governo brasileiro. “Não vamos permitir que o juiz Alexandre de Moraes faça o que quiser”, disse.
O parlamentar defendeu que o governo de Portugal emita nota de censura contra a decisão do STF. Segundo ele, Bolsonaro foi colocado em prisão domiciliar “por causa de imagens suas publicadas nas redes sociais” e “por exercer a liberdade de expressão”.
Ventura também adiantou que apresentará uma proposta para impedir a entrada de Moraes em território português e bloquear qualquer patrimônio que o magistrado possua no país. “Liberdade e democracia devem ser levadas a sério”, afirmou.
O vídeo com as declarações foi divulgado em meio a reações internacionais à ordem de prisão domiciliar de Bolsonaro, medida expedida pelo ministro do STF na segunda-feira (4).
Com informações de Gazeta do Povo