Home / Política / Foro de Madri afirma que prisão domiciliar de Bolsonaro evidencia “ditadura judicial” no Brasil

Foro de Madri afirma que prisão domiciliar de Bolsonaro evidencia “ditadura judicial” no Brasil

Spread the love

O Foro de Madri, colegiado que reúne lideranças de direita da Ibero-América, divulgou nesta terça-feira, 5 de agosto de 2025, uma nota nas redes sociais condenando a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou prisão domiciliar para o ex-presidente Jair Bolsonaro.

No comunicado, a entidade sustenta que a “ditadura judicial no Brasil não está mais disfarçada” e acusa as autoridades de calar Bolsonaro “sem provas, julgamento ou sentença”. O texto compara a medida a práticas de regimes de Cuba, Venezuela e Nicarágua.

Segundo o Foro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Moraes “intensificam o assédio” por temerem a mobilização popular contrária ao governo: “As ruas do Brasil seguem cheias de cidadãos que rejeitam o rumo autoritário do regime”, afirma a organização.

Criado em 2020 pela Fundação Disenso, think tank do partido espanhol Vox, o Foro de Madri alega que a reação do Judiciário tem origem no “medo” de opositores que “já perderam o controle” e seriam confrontados por “milhões de brasileiros”. A nota também critica o “silêncio cúmplice” de forças políticas que, segundo o grupo, não se posicionam contra o governo federal.

Foro de Madri afirma que prisão domiciliar de Bolsonaro evidencia “ditadura judicial” no Brasil - Imagem do artigo original

Imagem: Pablo R. Seco via gazetadopovo.com.br

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *