Home / Internacional / Espanha rejeita possibilidade de ocupação israelense da Faixa de Gaza

Espanha rejeita possibilidade de ocupação israelense da Faixa de Gaza

Spread the love

O governo da Espanha declarou nesta terça-feira, 5 de agosto de 2025, que não admite nenhum plano de Israel para ocupar a Faixa de Gaza. A posição foi anunciada pelo ministro das Relações Exteriores, José Manuel Albares, durante entrevista em Madri.

De acordo com o chanceler, nem a Espanha nem a União Europeia reconhecem “qualquer legitimidade” em anexações de Gaza ou da Cisjordânia. Albares afirmou que tais iniciativas contrariam a proposta de dois Estados, considerada por Madri a única saída viável para o conflito israelo-palestino.

O pronunciamento responde à declaração do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que disse avaliar a ocupação total do território palestino. Albares classificou a presença militar de Israel em Gaza e o deslocamento de civis como “graves violações do direito internacional”.

Embora não tenha utilizado o termo “genocídio”, o ministro recordou que a Espanha participa do processo em análise no Tribunal Internacional de Justiça, conduzido pela África do Sul, sobre possíveis crimes cometidos na região.

Espanha rejeita possibilidade de ocupação israelense da Faixa de Gaza - Imagem do artigo original

Imagem: OLIVIER HOSLET via gazetadopovo.com.br

Albares também criticou o que chamou de “atuação tardia” da União Europeia diante da guerra no Oriente Médio. Ele defendeu a suspensão do acordo de associação entre o bloco e Israel, alegando “violações diárias dos direitos humanos em Gaza”.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *