Home / Internacional / Departamento de Justiça dos EUA investiga suposta fabricação do Russiagate pelo governo Obama

Departamento de Justiça dos EUA investiga suposta fabricação do Russiagate pelo governo Obama

Spread the love

Washington (EUA) – A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, determinou a abertura de uma investigação criminal para apurar denúncias de que integrantes da administração Barack Obama (2009-2017) teriam fabricado informações sobre a interferência russa na eleição presidencial de 2016, episódio conhecido como Russiagate.

A iniciativa foi revelada pela Fox News na segunda-feira (4.ago.2025) e depois confirmada por outros veículos de imprensa norte-americanos. Segundo as publicações, Bondi designou um promotor federal, cujo nome não foi divulgado, para conduzir o inquérito.

As acusações ganharam peso em julho, quando a diretora de Inteligência Nacional, Tulsi Gabbard, afirmou que funcionários do governo Obama produziram dados falsos sobre a atuação de Moscou na campanha que terminou com a vitória de Donald Trump sobre a democrata Hillary Clinton. Gabbard encaminhou documentos ao Departamento de Justiça, que agora decide aprofundar as apurações.

No mês passado, Trump chamou Obama de traidor e publicou em sua rede Truth Social um vídeo gerado por inteligência artificial que mostrava o ex-presidente sendo preso. A reação veio por meio do porta-voz de Obama, Patrick Rodenbush, que classificou as denúncias como “ultrajantes” e “ridículas”, além de uma tentativa de desviar a atenção da pressão que o republicano enfrenta no caso Epstein.

Após a divulgação da investigação, Trump voltou à Truth Social para comemorar: “A verdade sempre vence. Esta é uma ótima notícia. Deus abençoe a América!”

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *