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Danone retoma negociações para adquirir a Lifeway Foods, líder de kefir nos EUA, em meio a disputa familiar

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A Danone iniciou pela terceira vez em menos de 12 meses tratativas para comprar a norte-americana Lifeway Foods, fabricante de kefir que domina 95% do mercado dos Estados Unidos. Segundo documento entregue à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), as duas companhias assinaram em 1º de agosto um acordo de confidencialidade que permite analisar os termos de uma possível aquisição.

De acordo com o registro, representantes da Lifeway e da multinacional francesa voltaram a conversar no fim de junho. O documento fixa 15 de setembro como data-limite para a conclusão de um entendimento, com possibilidade de extensão por mais uma semana. Não há garantia de que as negociações resultarão em oferta formal.

A Danone já tentou comprar a Lifeway duas vezes no ano passado, oferecendo US$ 25 e US$ 27 por ação, propostas rejeitadas pela companhia norte-americana. Desde então, os papéis da Lifeway permanecem próximos de US$ 25.

Participação acionária e litígios

A Danone detém cerca de 23% das ações da Lifeway desde 1999, quando firmou acordo de acionistas que lhe concede direito de veto sobre novas emissões direcionadas à CEO, Julie Smolyansky. Em março, a francesa processou a Lifeway por emitir US$ 6,5 milhões em ações para Julie sem sua autorização; a empresa norte-americana respondeu com ação própria. Ainda não se sabe se o novo acordo de confidencialidade afetará esses processos.

Crise de governança

Paralelamente às negociações, a Lifeway enfrenta disputa de poder entre membros da família fundadora, que controla mais de 40% do capital. A cofundadora Ludmila Smolyansky e seu filho Edward conduzem uma votação para destituir todo o conselho, incluindo Julie Smolyansky, filha de Ludmila. A consulta deveria terminar na sexta-feira, mas Edward declarou à Barron’s que manterá o processo aberto por mais tempo.

Pelo acordo de confidencialidade, a Danone está proibida de intervir na composição do conselho ou na votação até 15 de setembro. Caso não haja acordo de compra até essa data, a companhia francesa afirmou que apoiará a proposta de Ludmila e Edward para renovar o colegiado.

Desempenho da Lifeway

As vendas da Lifeway quase dobraram em cinco anos, alcançando US$ 186,8 milhões em 2024. No ano passado, a empresa sustentou que as ofertas da Danone subestimavam seu valor e alegou que o pacto de 1999 seria inválido por não ter recebido aprovação unânime dos acionistas.

No comunicado mais recente, Julie Smolyansky destacou que o conselho seguirá “atuando no melhor interesse dos acionistas”, analisando inclusive uma eventual “venda justa” da companhia.

Com informações de InfoMoney

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