A mais recente pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta terça-feira (5), indica que 36% dos brasileiros avaliam o trabalho do Supremo Tribunal Federal (STF) como “ruim” ou “péssimo”. A aprovação, somando as menções a “ótimo” e “bom”, ficou em 29%, enquanto 31% classificaram a atuação da Corte como “regular” e 4% não souberam opinar.
O levantamento foi realizado em 29 e 30 de julho, período anterior à decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou prisão domiciliar para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas já após a imposição de medidas cautelares como o uso de tornozeleira eletrônica.
Comparação com pesquisa anterior
Em março de 2024, a desaprovação ao STF era de 28%. Portanto, o índice de avaliação negativa cresceu oito pontos percentuais em pouco mais de um ano. Naquele levantamento, 29% aprovavam o tribunal, 40% consideravam a atuação regular e 3% não responderam.
Contexto político
Em 18 de julho, Moraes apontou que Bolsonaro e o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) teriam buscado apoio do governo dos Estados Unidos para aplicar sanções contra autoridades brasileiras, o que poderia dificultar a tramitação da ação penal que apura suposta tentativa de golpe de Estado. O episódio ocorreu antes da realização da pesquisa.

Imagem: Rosinei Coutinho via gazetadopovo.com.br
Metodologia
Foram entrevistadas presencialmente 2.004 pessoas em 130 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Com informações de Gazeta do Povo