NOVA DÉLI (01.ago.2025) – O ator Shah Rukh Khan conquistou, pela primeira vez em 33 anos de carreira, o Prêmio Nacional de Cinema da Índia por sua atuação em Jawan. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (1º).
O troféu de Melhor Ator foi dividido com Vikrant Massey, reconhecido por 12th Fail, dirigido por Vidhu Vinod Chopra. Já o prêmio de Melhor Atriz ficou com Rani Mukerji por Mrs Chatterjee vs Norway, também sua primeira vitória na premiação.
Produções mais premiadas
Os longas-metragens Animal (hindi), Sam Bahadur (hindi) e Parking (tâmil) lideraram o 71º Prêmio Nacional de Cinema, com três conquistas cada.
Outros destaques
Rocky Aur Rani Ki Prem Kahaanii, 12th Fail, Jawan e The Kerala Story receberam dois prêmios cada, assim como:
- o thriller tâmil-télugo Hanu-Man;
- o gujarati Vash;
- os malaiálams Ullozhukku e Pookkaalam;
- o infantil Naal 2;
- o romance télugo Baby.
Prêmios de atuação coadjuvante
Vijayaraghavan recebeu seu primeiro troféu nacional por Pookkaalam (língua malaiala) e dividiu a categoria de Melhor Ator Coadjuvante com Muthupettai Somu Bhaskar, premiado por Parking. Entre as atrizes, Urvashi levou por Ullozhukku, ao lado de Janaki Bodiwala, reconhecida por Vash.

Imagem: forbes.com
Roteiro premiado
Sunflowers Were The First Ones To Know, curta escrito e dirigido pelo estudante Chidananda S. Naik (FTII), venceu na categoria de Melhor Roteiro. O filme já havia ganhado o prêmio La Cinef de curtas em Cannes 2024.
Esta foi a 71ª edição do Prêmio Nacional de Cinema, principal honraria da indústria cinematográfica indiana, que reconhece produções lançadas em 2023.
Com informações de Forbes