O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dispensou nesta sexta-feira (1º) Erika McEntarfer do cargo de comissária do Bureau of Labor Statistics (BLS). A decisão foi anunciada horas depois de o órgão divulgar relatório que apontou criação de apenas 73 mil postos de trabalho em julho.
Em publicação na rede Truth Social, Trump alegou que McEntarfer, indicada pelo ex-presidente Joe Biden, “falsificou os números de empregos antes da eleição para tentar aumentar as chances de vitória de Kamala [Harris]” na disputa presidencial de 2024. O republicano afirmou ter ordenado a demissão “imediata” da funcionária e prometeu nomear “alguém muito mais competente e qualificado”.
Relatório aponta queda no ritmo de contratações
O documento divulgado nesta manhã pelo BLS mostrou que o saldo de contratações nos Estados Unidos em julho foi de 73 mil vagas. O departamento também revisou para baixo os resultados de maio e junho, cortando 258 mil empregos em relação aos números previamente publicados.
Segundo a CNN, o desempenho de maio a julho representa o menor ritmo trimestral de geração de postos de trabalho desde 2020, auge da pandemia de Covid-19.

Imagem: ERIC LEE via gazetadopovo.com.br
Até o momento, Erika McEntarfer não se pronunciou sobre as acusações nem sobre a sua saída do cargo.
Com informações de Gazeta do Povo