A realização da Leagues Cup entre clubes da Major League Soccer (MLS) e da Liga MX poderia migrar para o inverno e assumir um formato semelhante ao “spring training” da Major League Baseball (MLB). A proposta, defendida pelo jornalista Ian Nicholas Quillen em artigo publicado em 31 de julho de 2025, busca revitalizar o torneio e, ao mesmo tempo, ajudar a adaptação da MLS a um calendário europeu, que vai de outono a primavera.
Férias mais curtas na MLS
Atualmente, a liga norte-americana já atravessa longos períodos de frio. Em 2025, a primeira rodada ocorreu em 22 e 23 de fevereiro e a decisão da MLS Cup está marcada para 6 de dezembro, deixando apenas cerca de 11 semanas entre o fim de uma temporada e o início da seguinte — ainda menos para clubes que também disputam a Concacaf Champions League. Relatos apontam que, caso a MLS confirme a mudança para o calendário europeu, adotará uma pausa de inverno próxima às seis semanas de recesso vistas na Alemanha. Segundo Quillen, o intervalo adicional poderia ser ocupado justamente pela Leagues Cup.
Queda de interesse e choque de datas
Três edições depois de sua criação, o torneio entre MLS e Liga MX mostra sinais de desgaste. Embora partidas com potências mexicanas, como Club América e Tigres UANL, ainda atraiam grandes públicos, jogos em Portland, Columbus e Los Angeles registraram menos de 12 mil espectadores, mesmo em franquias que costumam lotar estádios na temporada regular.
A competição é disputada no fim do verão dos Estados Unidos, imediatamente após grandes eventos internacionais. Em 2023, sucedeu a Copa Ouro da Concacaf e a Copa do Mundo Feminina; em 2024, foi a vez da Eurocopa e da Copa América; em 2025, veio depois da Copa Ouro, do Mundial de Clubes ampliado e da Euro Feminina. O acúmulo de torneios reduz o apetite do torcedor, argumenta o jornalista.
Destino de férias esportivas
Inspirado no “spring training” da MLB, Quillen sugere que a Leagues Cup seja disputada no inverno, agrupando 12 a 24 clubes em polos fixos de clima ameno ano após ano. Dessa forma, torcedores de cidades frias poderiam planejar viagens para assistir a várias partidas em um mesmo local, transformando o evento em atração turística e não apenas televisiva.
Integração com calendários de MLS e Liga MX
O modelo manteria caráter competitivo, já que as três melhores equipes seguem para a Concacaf Champions Cup, que começa em meados de fevereiro. Na prática, a Liga MX poderia iniciar a Leagues Cup logo após os playoffs do Apertura, por volta do Ano-Novo. A MLS, por sua vez, encerraria seu campeonato regular na segunda ou terceira semana de dezembro, faria uma breve pausa, disputaria o torneio binacional e retomaria a temporada em fevereiro.

Imagem: forbes.com
Outra hipótese, considerada remota , é a MLS adotar um formato de Apertura e Clausura semelhante ao mexicano, usando a Leagues Cup como ponte entre os dois semestres. Mesmo assim, a janela de inverno permaneceria praticamente a mesma.
Com a mudança de data e o reposicionamento como destino de férias, defensores da ideia acreditam que o torneio poderia recuperar público e relevância, além de preencher a lacuna do calendário caso a MLS confirme a virada para o modelo europeu.
Com informações de Forbes