Brasília, 1º de agosto de 2025 – O deputado Rich McCormick, republicano que representa o estado da Geórgia na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, declarou que pessoas ligadas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), devem figurar em breve na lista de sanções do governo Donald Trump.
Em publicação na rede X, o parlamentar afirmou que Moraes foi incluído nas penalidades aplicadas pelo Departamento do Tesouro norte-americano com base na Lei Magnitsky Global e que “seus aliados serão os próximos”. “Um grave violador de direitos humanos e corrupto, a justiça finalmente está sendo feita. O OFAC aplicará a lei com todo o rigor”, escreveu.
McCormick relatou que, há meses, ele e outros congressistas pressionam a Casa Branca para punir, segundo suas palavras, “violadores de direitos humanos no Brasil”. Em fevereiro, o deputado já havia criticado o cenário político brasileiro, classificando o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro como perseguição e acusando Moraes de “armar o Judiciário para fraudar as eleições de 2026, silenciar a oposição e proteger o presidente Lula”.
As sanções a Alexandre de Moraes foram anunciadas na quarta-feira pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), órgão vinculado ao Tesouro dos EUA. A Lei Magnitsky autoriza o governo norte-americano a congelar bens e restringir vistos de pessoas apontadas por corrupção ou violações de direitos humanos em qualquer parte do mundo.

Imagem: Isabella de Paula via gazetadopovo.com.br
Com informações de Gazeta do Povo