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SkyWest escapa de tarifa de Trump e mantém liderança na compra de jatos Embraer nos EUA

SÃO PAULO – A SkyWest, maior companhia aérea regional dos Estados Unidos, ficou de fora da nova tarifa de importação anunciada pelo governo Donald Trump para produtos brasileiros, válida a partir de 6 de agosto. A exclusão dos jatos da Embraer da sobretaxa impulsionou as ações da fabricante (EMBR3), que avançaram mais de 10% em 30 de julho.

Modelo E175 domina a frota

Com sede em Utah desde 1972, a SkyWest atua por meio de contratos de operação para quatro grandes empresas:

  • Alaska SkyWest (Alaska Airlines)
  • American Eagle (American Airlines)
  • Delta Connection (Delta Air Lines)
  • United Express (United Airlines)

Ao todo, realiza cerca de 2,5 mil voos diários para mais de 250 destinos em Estados Unidos, Canadá e México. Em 2024, transportou 42,3 milhões de passageiros e registrou receita de US$ 2,9 bilhões.

Em 30 de junho, a frota somava 502 aeronaves com capacidade entre 50 e 76 lugares. O Embraer E175 responde por 265 unidades – 53% do total – distribuídas assim:

  • United Express – 116
  • Delta Connection – 87
  • Alaska SkyWest – 42
  • American Eagle – 20

Os demais aviões são Bombardier CRJ-200, CRJ-700 e CRJ-900, modelos fora de produção desde 2020, o que amplia o espaço para o jato brasileiro.

Pedidos firmes somam 288 aviões

A SkyWest é a maior operadora mundial do E175 e também quem mais encomendou o modelo: 288 pedidos firmes, dos quais 214 já entregues. Restam 74 unidades a receber, incluindo a encomenda feita em junho para 60 aparelhos com opção de mais 50.

“Como maior proprietária e operadora do E175 no mundo, estamos satisfeitos em expandir nossa frota e fortalecer nossa presença nos dois segmentos”, declarou Chip Childs, presidente e diretor-executivo da companhia, ao anunciar o novo acordo.

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Imagem: Divulgação via gazetadopovo.com.br

Cláusula de escopo mantém jato em produção

Lançado em 2002 e em serviço desde 2004, o E175 continua em linha justamente porque atende à cláusula de escopo dos sindicatos de pilotos norte-americanos, que limita o peso máximo de decolagem dos jatos regionais a 39 mil quilos. O E175 pesa 38.790 kg, enquanto o E175-E2, versão de nova geração, atinge 44.600 kg e, por isso, ainda não recebeu pedidos nos EUA.

Além da SkyWest, Republic Airlines, Horizon Air e American Airlines somam juntas 202 E175 encomendados.

Tarifa de importação não afeta entregas

Em meio ao anúncio de uma possível sobretaxa de 50% para produtos do Brasil, o diretor comercial da SkyWest, Wade Steele, chegou a admitir a possibilidade de adiar entregas. Porém, o governo norte-americano manteve os aviões na alíquota de 10%, afastando o risco de suspensão.

Com a isenção, a Embraer preserva seu principal mercado para o E175, enquanto a SkyWest segue como maior cliente do modelo.

Com informações de Gazeta do Povo

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