Home / Negócios / EUA conquistam primeiro pódio masculino nos Mundiais de Saltos desde 2015

EUA conquistam primeiro pódio masculino nos Mundiais de Saltos desde 2015

Carson Tyler e Josh Hedberg garantiram a medalha de bronze na prova de plataforma sincronizada de 10 m do Mundial de Esportes Aquáticos de 2025, em Singapura, nesta terça-feira (29). Trata-se do primeiro pódio masculino dos Estados Unidos em um Campeonato Mundial de Saltos ornamentais desde 2015 e o primeiro em provas sincronizadas desde 2009.

A dupla norte-americana somou pontuação suficiente para ficar atrás apenas dos chineses Cheng Zilong e Zhu Zifeng, campeões da prova, e dos atletas neutros, que levaram a prata. Os chineses precisavam de 89,79 pontos no último salto para empatar; alcançaram 90,72 e venceram por diferença de 0,93 ponto.

Domínio chinês segue intacto

Com a vitória de Cheng e Zhu, a China completou a varredura das quatro provas sincronizadas masculinas e femininas pela quinta edição consecutiva do Mundial. O país já soma mais medalhas de ouro olímpicas em saltos que qualquer outra nação — oito em Paris 2024 e sete das oito possíveis em Tóquio 2021.

Trajetória dos norte-americanos

O bronze marca avanço importante para o time masculino dos EUA. Tyler, natural da Geórgia, já havia faturado bronze no Mundial de 2022 na plataforma mista ao lado de Delaney Schnell e, nos Jogos de Paris, tornou-se o primeiro americano em 24 anos a competir tanto no trampolim quanto na plataforma individuais, terminando em quarto lugar no trampolim de 3 m.

Na temporada universitária 2024-2025, Tyler, então sênior da Indiana University, conquistou cinco títulos da NCAA, incluindo os mais recentes no trampolim de 3 m e na plataforma. Hedberg, que ingressará na mesma universidade no segundo semestre de 2025, venceu os títulos nacionais norte-americanos na plataforma individual e sincronizada em maio.

Próximas finais e quadro de medalhas

O Mundial em Singapura prossegue até domingo (3). A final masculina do trampolim de 3 m ocorrerá na sexta-feira (1º), enquanto a decisão da plataforma de 10 m encerrará o programa no domingo.

Até o momento, o destaque é Zheng Jiuyuan, campeão do trampolim de 1 m e ouro no trampolim sincronizado de 3 m ao lado de Wang Zongyuan. A China lidera o quadro dos saltos com 10 medalhas (sete ouros, uma prata e dois bronzes), seguida pela Austrália (um ouro e uma prata) e pela Itália (um ouro e um bronze). Os Estados Unidos ocupam o oitavo lugar, com o bronze de Tyler e Hedberg.

Com informações de Forbes

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *